Sem categoria

Se depender do Brasil, o ano de 2020 tem tudo parar ser bom economicamente. Os indicadores do final de 2019 e as projeções dos economistas para 2020 mostraram otimismo em relação à continuação da retomada econômica.

Nas última semanas de 2019 houveram dados positivos em relação a economia, como a criação de quase 100.000 empregos no mês de novembro, o melhor resultado para o mês desde 2010. As vendas no natal que mostraram o maior crescimento desde 2014 e o índice de confiança do empresário industrial, que apresentou um crescimento registrando seu maior patamar desde junho de 2010.

Em relação as projeções para 2020,o primeiro relatório FOCUS do ano demonstra que os economistas que mais acertam previsões estão esperando uma SELIC ao final do período de 5%, inflação abaixo da meta do Banco Central em 3,6% e crescimento do PIB de 2,5%.

É importante levar em consideração que as previsões são feitas com base em uma continuação da atividade econômica mundial nos níveis atuais, sendo assim, uma possível recessão nos EUA ou Europa, ou uma desaceleração maior na economia Chinesa, poderiam mudar o cenário brasileiro.

Apesar de a guerra comercial entre China e EUA estar mostrando sinais de enfraquecimento e rumando a uma solução, a possibilidade de um confronto no Oriente Médio entre Irã e EUA traz novos riscos para os mercados mundiais.

Com relação ao cenário doméstico, é importante que o governo siga sua agenda de reformas e abertura da economia para que os projetos de infraestrutura, tão necessários para o aumento da produtividade nacional, encontrem financiadores dispostos a aportar recursos no país. Esses investidores buscam diminuir o grau de incertezas políticas e jurídicas quando buscam projetos, por isso, algumas modificações na percepção do Brasil perante o mundo, feitas em 2019, são extremamente positivas.

De qualquer forma, o novo ciclo de crescimento do país promete ser mais saudável devido a maior parte do crescimento estar sendo sustentada pela iniciativa privada, e esperamos que também se prove mais longo do que os últimos.

Caso queira entender como posicionar sua empresa de maneira a diminuir os riscos e aproveitar o potencial de crescimento do próximo ciclo, entre em  contato com a gente!

Fontes:

https://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/icei-indice-de-confianca-do-empresario-industrial/
https://valor.globo.com/empresas/noticia/2019/12/26/crescimento-de-vendas-no-natal-o-maior-desde-2014-diz-alshop.ghtml
https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/economia/emprego-formal-gera-quase-100-mil-vagas-em-novembro-mostra-caged-1.388131

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *