Sem categoria

Quando confrontados com a perspectiva de vender sua empresa, muitos empresários decidem fazer o trabalho por conta própria. Uma das razões pode ser dinheiro, afinal não contratar uma assessoria para um processo de M&A significa não ter que pagar pela taxa de sucesso. Outra razão é uma visão incorreta de que encontrar um comprador é a parte difícil do processo. Cobri o assunto “busca por um comprador” em outro artigo, as consultorias de M&A não são mágicas, portanto, vamos nos concentrar em detalhar as razões pelas quais um vendedor pode acabar perdendo “rios de dinheiro” ao economizar centavos decidindo evitar a ajuda de uma assessoria competente.

Vender um negócio é um trabalho em tempo integral

Você já possui uma ocupação: administrar o seu negócio: Deixe que uma acessória especializada cuide da sua própria ocupação: fusão e aquisição de empresas enquanto você foca na área de conhecimento: administração da empresa.

Agente conciliador entre o vendedor e o comprador

As negociações referentes a venda de um negócios são inevitavelmente repletas de frustrações, altos e baixos, desentendimentos e mal-entendidos. Uma consultoria pode ajudar proteger o proprietário da empresa desses inevitáveis ​​solavancos na estrada. Lembre-se, depois que o acordo for fechado, comprador e vendedor terão que trabalhar juntos, mesmo se você estiver se aposentando, seus principais gerentes provavelmente ficarão com sua empresa, sendo assim eles se beneficiarão de um bom relacionamento de trabalho com o novo proprietário.

Se houver qualquer briga durante o processo de venda, um lado pode decidir que não poderá trabalhar com o outro lado, levando o acordo a um fim prematuro. Uma assessoria de M&A será um amortecedor entre o comprador e o vendedor, ajudará a desviar e resolver problemas além de possuir uma visão adquirida com a experiência para antecipar os problemas e resolvê-los proativamente.

Emoções

Este é o trabalho da sua vida, você construiu esta empresa e você aproveitou suas chances e como com muitos empresários, você está emocionalmente envolvido em sua empresa. Um comprador vai fazer perguntas, cutucar e criticar suas decisões e resultados. Você precisa de alguém que seja objetivo e não envolvido nos detalhes emocionais de sua empresa, em outras palavras, para lidar com o delicado processo de venda desse negócio.

Preparação

Se você não passou pelo processo de venda de uma empresa antes, não saberá o que esperar. Se você não sabe o que esperar, você não estará preparado. Se você estiver despreparado para a próxima etapa, você corre o risco de frustrar um comprador com atraso após atraso. Contratar uma consultoria de M&A significa que você estará preparado e, se estiver preparado, terá uma chance muito maior de fechar com sucesso um bom acordo.

Estruturação das discussões

Os consultores de fusão e aquisição de empresas já passaram pelo processo de venda antes, eles sabem o que esperar e quando esperar. Essa experiência permite que eles guiem os tópicos da discussão em vez de reagirem a perguntas. Um proprietário ou executivo despreparado que está tentando vender um negócio frequentemente se encontrará na posição de aguardar ordens do outro lado e se isso acontecer, o comprador minimizará os pontos fortes da sua empresa e superará seus pontos fracos. A passividade reduz o valor de uma empresa e, em última análise, reduz as chances de fechar um negócio. 

Confidencialidade

Como um assessor de M&A não é um funcionário da sua empresa, ele é capaz de abordar os compradores sem divulgar o nome da sua empresa. Isso é uma fator particularmente importante para os proprietários e executivos que querem abordar os concorrentes, um consultor pode garantir que a identidade da empresa não seja revelada até que um contrato de confidencialidade esteja em vigor.

Timing

Um consultor de M&A saberá quando liberar informações e quando dizer: “Não, você não precisa disso ainda”. Por exemplo, sua lista de clientes pode estar entre seus documentos mais importantes, fornecer a um comprador em potencial esse tipo de documento confidencial – especialmente se o potencial comprador for um concorrente – pode ser um erro fatal para uma empresa. Um profissional experiente na venda de empresas saberá quando e como essas informações devem ser fornecidas a um comprador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *