Entrada de novos players aumentam a oferta de crédito para 2019

Jordana Felchilcher | 12/11/2018

Recentemente, o BIS (Banco de Compensações Internacionais, na sigla em inglês), lançou um estudo sobre crédito global, assinado pelos economistas Iñaki Aldasoro e Torsten Ehlers. Nesse estudo é possível identificar um crescimento substantivo da oferta de crédito e do endividamento global, especialmente das instituições privadas.

Um ponto muito interessante desse estudo é a diminuição da participação dos bancos no crédito global nos últimos anos, com um aumento das emissões de dívida por parte das empresas.

Essa é uma tendência que deve continuar para os próximos anos e o Brasil provavelmente irá começar a sentir essa mudança de forma mais consistente a partir de 2019, quando entra em vigor no país, de forma integral, o acordo de Basiléia III. Esse acordo foi costurado pelos bancos centrais de todo o mundo após a crise de 2008 e prevê uma redução do risco de crédito e uma exigência de uma reserva mínima de capital por parte dos bancos.

Com essas novas medidas, esperamos a entrada de novos fornecedores de crédito no mercado, como fintechs, fundos de investimento e uma maior participação do mercado financeiro na emissão de dívida de médias empresas.

Nesse sentido, o Decreto n. 9.544/18, publicado no final do mês de outubro, reconheceu como de interesse do Governo brasileiro a participação estrangeira no cenário financeiro, permitindo a entrada de novas instituições financeiras no mercado nacional através da desburocratização do procedimento administrativo para que essas empresas atuem no cenário nacional com o financiamento estrangeiro.

Não resta dúvida de que essas medidas vão estimular a entrada de novos players no mercado, implicando numa maior concorrência e na promoção do processo de inovação.

Para entender mais a respeito do novo cenário de crédito no Brasil e no mundo e como preparar sua empresa para aproveitar essa oportunidade, entre em contato conosco.

Fontes:

https://www.valor.com.br/valor-investe/casa-das-caldeiras/5966875/credito-cresce-mas-nao-bancos-indica-bis

https://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/grandes-bancos-brasileiros-estao-bem-preparados-para-basileia-iii-diz-fitch.ghtml

https://www.jota.info/opiniao-e-analise/colunas/regulacao-e-novas-tecnologias/novo-regulamento-sobre-entrada-de-capital-estrangeiro-em-fintechs-03112018

Escrito por Rafael Flores Nunes

Entre em contato e saiba mais sobre o novo cenário de crédito

QUERO ENTRAR EM CONTATO

Qual a importância de saber o custo de capital da minha empresa?

Por que os programas de compliance aumentam o desempenho da sua empresa?

Lei do Bem: como reduzir tributos investindo em inovação.

É possível captar recursos com taxas abaixo de 8% ao ano!