Apesar da instabilidade política do país, especialistas apontam uma melhora das commodities no cenário global

Jordana Felchilcher | 22/10/2018

O Brasil tem na China um de seus grandes parceiros comerciais, principalmente na exportação de commodities. No dia 16/10, o presidente da Vale, Fabio Schvartsman, comentou a importância dessa relação comercial e a dependência mútua existente entre os dois países. Segundo Schvartsman, atualmente, a China representa 38% da receita da empresa, que é hoje a maior mineradora de ferro do mundo.

Existem perspectivas que apontam para um fortalecimento comercial entre a relação Brasil-China, com o Brasil se beneficiando da ruptura nas relações do país asiático com os EUA e a guerra comercial instalada.

Apesar dos temores de parte do mercado em relação às eleições no Brasil, a tendência é que o relacionamento entre os países continue se fortalecendo, principalmente no que tange às exportações das commodities brasileiras.

A perspectiva para as commodities nos próximos meses é positiva, segundo aponta relatório da Bloomberg¹. Isso deve fazer com que a economia brasileira volte a crescer de forma mais consistente.

Os preços dos metais e dos produtos agrícolas também deverão acompanhar a alta do petróleo e seguir crescendo em 2019. Hoje, a economia brasileira é fortemente dependente dos preços das commodities nos mercados internacionais e uma alta consistente pode resultar em um novo ciclo de crescimento econômico como o observado entre 2003 e 2008.

É importante que os empresários estejam atentos a essas movimentações internacionais, pois elas impactam diretamente no dia-a-dia de empresas, desde as pequenas até as multinacionais.

Caso queira entender um pouco melhor como sua empresa pode ser afetada, de maneira positiva ou negativa, pelo cenário econômico internacional, entre em contato conosco para marcar uma call gratuita.

 
Saiba mais em: https://www.valor.com.br/empresas/5930489/brasil-e-china-tem-dependencia-mutua-diz-presidente-da-vale
¹https://www.bloomberg.com.br/blog/tendencia-das-commodities-e-de-alta-e-pequena-queda-pode-ser-aproveitada/

Escrito por Rafael Flores Nunes

Saiba como sua empresa pode ser afetada!

QUERO ENTRAR EM CONTATO

Qual a importância de saber o custo de capital da minha empresa?

Por que os programas de compliance aumentam o desempenho da sua empresa?

Lei do Bem: como reduzir tributos investindo em inovação.

É possível captar recursos com taxas abaixo de 8% ao ano!